CDER-SP incentiva inovação no Sistema

CDER-SP incentiva inovação no Sistema

Acima: compuseram a mesa diretora, a partir da esquerda, o diretor administrativo do Conselho, Eng. Luis Chorilli Neto; o vice-presidente no exercício da Presidência, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; o coordenador do CDER-SP, Eng. Leandro Galindo, e seu adjunto, Eng. Luiz Augusto Moretti.

Discutir assuntos de interesse do Sistema Confea/Crea e dar protagonismo às associações que dele fazem parte: esses são os principais objetivos do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), que foram reforçados mais uma vez na reunião realizada na quarta-feira (18/10), na Sede Angélica do Crea-SP. Entre as iniciativas apresentadas, destaque para a recém inaugurada estação meteorológica em Adamantina, a 596 quilômetros da capital paulista. A unidade, instalada na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (AEAANA), é resultado de uma das parcerias do Crea-SP com as associações do Estado.  

Totalmente autônoma, a estação meteorológica vai gerar dados precisos para apoiar o planejamento de ações ligadas ao clima, integrando profissionais, empresas, serviços públicos e instituições de ensino por meio da tecnologia. “É algo importante para a Associação e também para o Crea-SP, pois é um exemplo prático de como podemos disponibilizar serviços e espaços para os nossos profissionais e para a sociedade”, explicou o presidente da AEAANA, Eng. Agr. André Luiz Borrasca. “A estação era uma necessidade da nossa cidade, tanto que poucos dias depois da inauguração já fomos procurados pela Prefeitura, pela Defesa Civil e por produtores rurais querendo conhecer e fazer parcerias também”, completou. Ele adiantou ainda que a Associação está construindo um estúdio de podcast, próxima iniciativa a ser lançada com o Crea-SP. 

Os eventos realizados no Sudoeste Paulista foram outro destaque da reunião, citados como exemplos de como mostrar o potencial do Sistema Confea/Crea para empresas e associações. “Mais do que promover o profissional de tecnologia, a gente quer mostrar para ele os benefícios de fazer parte, especialmente na perspectiva de inovação e tecnologia”, pontuou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e  coordenador da União das Associações do Sudoeste Paulista (UNASP), Eng. Heverton Bacca Santos.  

As boas práticas em parcerias de valorização profissional também foram ressaltadas pelo vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí, Geol. Antonio Carlos Mendes de Oliveira, e pelo Eng. Amb. Henrique Gonzalez, cuja empresa firmou um convênio com a entidade para oferecer cursos de especialização, com foco em tecnologia e inovação para a área ambiental.

“O CDER-SP é um espaço que proporciona uma troca de informações essencial para divulgar ainda mais o Sistema e para entendermos as peculiaridades de cada região”, afirmou o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Júnior, que lembrou o período em que foi coordenador do CDER-SP no ano de 2019. Em sua fala, ele destacou a importância das entidades de classe, especialmente nos pequenos municípios, onde essas costumam dialogar de maneira próxima com o poder público. 

Eleições e campanhas institucionais 

As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecem no dia 17 de novembro, estiveram entre os assuntos mais comentados no encontro. Pela primeira vez, o pleito vai acontecer on-line, pelo site votaconfea.com.br. O coordenador da Comissão Eleitoral Regional de São Paulo (CER-SP), Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, explicou detalhes do processo e reforçou a importância de todos os profissionais participarem. “Nossa prioridade é fazer com que o processo seja o mais transparente possível, seguindo as normas”, destacou. “Precisamos nos mobilizar porque as entidades de classe são o ponto fundamental na transformação do Sistema, para que possamos chegar ao nosso objetivo maior, que é impactar e transformar a vida do profissional na ponta”, comentou Mamede. 

A importância das entidades de classe para levar mensagens do Crea-SP para o público também foi ressaltada durante o evento. A gerente de Projetos 1 da Superintendência de Relações Institucionais e Comunicação do Conselho, jornalista Bianca de Oliveira, apresentou as campanhas em andamento, incentivando que todos compartilhem os materiais para aumentar o alcance das iniciativas, além de ressaltar o processo de digitalização em andamento na autarquia desde 2012. “Só na última semana, foram lançados oito serviços digitais para empresas. Além de um passo de sustentabilidade, isso é também um passo de inovação para novas formas de trabalho”, afirmou. 

Entre as novidades anunciadas está o Crea-SP Talks, um programa criado para atender especificamente às associações e colaboradores, apresentando as atualizações e, ao mesmo tempo, para ouvir e esclarecer as dúvidas de quem participa.

Datas importantes para prestação de contas, execução/adequação do plano de trabalho e vigência dos termos de parceria nos próximos meses também foram anunciadas pela gerente de Projetos 2 publicitária Amanda Moreira.

Visando o desenvolvimento das lideranças presentes, o Eng. Mario Marcio conduziu, no final da manhã, uma palestra motivacional. “Faça o melhor para você, para a sua associação e para as outras pessoas. Porque o tempo passa e não volta mais”, incentivou. 

Comitês temáticos 

Na parte da tarde, os presentes se reuniram em comitês temáticos para discutir o andamento dos trabalhos nas seguintes áreas: Prestação de Contas, Ética Profissional, Inovação e Tecnologia, Regularização Fundiária, Engenharia em Políticas Públicas, Reforma Residencial/Predial, Construção Sustentável, Valorização Profissional, Fiscalização e Capacitação e Comunicação. Em dezembro, cada comitê deve entregar um relatório do trabalho, com suas propostas de mudanças.  

Segundo o coordenador do CDER-SP, Eng. Leandro Galindo, os comitês são a continuação de um trabalho iniciado em 2022 e já estão trazendo resultados positivos. “O mais bacana já entregue este ano, foi a concretização de uma ideia que nasceu aqui, com a realização do primeiro Encontro Nacional de Entidades de Classe (ENEC), que abrangeu todo o País, trazendo a São Paulo, em dois dias de evento, representantes de 14 estados e bastante troca de ideias entre as associações”, destacou.    

Produzido pela CDI Comunicação


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