Homenagens marcam posse solene de Lígia Mackey

Homenagens marcam posse solene de Lígia Mackey

Pela primeira vez em 90 anos de história, o Crea-SP tem uma presidente mulher. O fato é mais uma prova da transformação pela qual a autarquia vem passando e deu o tom à posse solene da Eng. Lígia Mackey, realizada na quinta-feira (8/2), na Sede do Conselho da Avenida Angélica.

Eleita para o triênio 2024-2026, a engenheira destacou o desafio de presidir o maior conselho de fiscalização profissional da América Latina. “Me sinto muito honrada por ter sido escolhida para essa grande responsabilidade. Quero reafirmar meu compromisso com a defesa da valorização profissional e do exercício legal de nossas profissões. O meu papel aqui é seguir transformando esta Casa, que cresceu e ultrapassou as fronteiras do nosso Estado”, afirmou a presidente.

O presidente do Confea e ex-presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, foi quem entregou o termo de posse e a nova carteira profissional à presidente Lígia. “Não é à toa que ela está sentada nesta cadeira, sei o quanto ela lutou pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Não importa o nível em que deixamos este Conselho, tenho certeza que ela vai deixá-lo melhor, pontuou. Na ocasião, foi descerrada a placa em homenagem a ele, na galeria de ex-presidentes. A foto é a primeira feita 100% com inteligência artificial, reforçando a marca de inovação deixada por Marchese.

Representantes de outros Creas, além das diretorias do Crea-SP e da Mútua-SP prestigiaram a cerimônia. Presidente do Crea-SC, o Eng. Kita Xavier, falou de inovação. “Queremos transformar a vida das pessoas e São Paulo sempre foi a nossa inspiração. A tecnologia que nos move vai mudar a sociedade por intermédio dos nossos profissionais. Que a excelência continue sendo um hábito para alcançarmos novos patamares”, discursou.

nova gestão do Conselho marcou presença. “Em nome de toda a diretoria do Crea-SP, reforço que estaremos 100% à disposição. Que você faça um mandato com muita alegria e muita entrega aos profissionais”, destacou o vice-presidente Eng. Luis Chorilli Neto. “Vamos trabalhar em conjunto para ser parte da solução que vai ser refletida no profissional. Quem vai ganhar é a sociedade”, completou o conselheiro federal por São Paulo, Eng. Daniel Robles.

Diversas autoridades políticas estiveram presentes e manifestaram apoio à nova gestão. “Essa posse é histórica, emblemática e representa a força da mulher eleita”, afirmou a vereadora da capital paulista, Janaína Lima. “Com a visão feminina à frente do Crea-SP tenho certeza que a instituição vai ganhar novo ânimo”, afirmou a secretária municipal adjunta da pasta de Infraestrutura de São Paulo, Adriana Borges, que esteve representando o prefeito Ricardo Nunes. A presença de Adriana é simbólica: ela é a primeira mulher a ocupar este cargo na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, que hoje conta com 55% do quadro feminino, inclusive em cargos de diretoria.

Pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo (Seclima), o secretário José Renato Nalini, destacou a importância das Engenharias para o país. “Como advogado, eu sempre disse que o Brasil precisa de mais engenheiros e menos advogados. Desejo que a Lígia tenha uma jornada gloriosa e que se lembre da importância de olhar com carinho para a questão das mudanças climáticas”, destacou. “Como engenheiro e representante da nossa categoria na Assembleia Legislativa, reconhecemos o comprometimento da Lígia com a inovação”, acrescentou o deputado estadual, Eng. Ricardo Madalena.

A presidente do Crea-SP também foi homenageada por familiares. Seu irmão Fábio Mackey lembrou sua trajetória profissional. “Se tem uma pessoa que ama aquilo que faz, essa é a Lígia. É um orgulho muito grande falar sobre ela”, afirmou. Tutor de Lígia em sua época de faculdade, o professor da Escola de Engenharia de Piracicaba (EPP), Eng. Milton Rontani Júnior e a estudante de engenharia, Ana Larissa Correia, entregaram a ela uma honraria.

Ana Larissa, que é natural de Rio Claro, cidade natal de Mackey, participou do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, e falou sobre a importância da representatividade. “Além de ser a primeira mulher eleita, a Lígia está mostrando para todos os profissionais e estudantes que estão longe da capital que nós também fazemos parte do Sistema. Te agradeço em nome das mulheres, de Rio Claro e dos estudantes, por nos inspirar e por essa sensação de pertencimento”, afirmou.



Compartilhe: