Projetos aperfeiçoados no Desafio Hyundai

Projetos aperfeiçoados no Desafio Hyundai


Encerrando o Desafio Hyundai/Crea-SP, os quatro estudantes que participaram do estágio de verão na fábrica da montadora estiveram, nesta sexta-feira (23/2), no coworking da Nestor Pestana, em São Paulo, para compartilhar os aprendizados das seis semanas de imersão. Durante o período, os projetos vencedores foram aperfeiçoados, com a ajuda de especialistas da empresa, e a apresentação foi o momento de demonstrar a aplicabilidade dessas ideias.

 

“Todas as iniciativas que trazem os engenheiros em construção para o Crea-SP são importantes”, afirmou a Diretora de Relações Institucionais do Conselho, Eng. Fabiana Albano. “Vi de onde vocês saíram e onde chegaram e os projetos evoluíram muito”, comentou o gerente regional do Conselho em Piracicaba, Eng. Arthur Azevedo Neto, que acompanhou todo o processo. Ele também convidou os estudantes a participarem do próximo “Por dentro do Crea-SP”, programa de estágio visita do Conselho, que está com inscrições abertas até 10 de março.

 

Representando a Hyundai Motor Brasil, o gerente de ESG e Inovação, Fabio Bonilha, afirmou estar bastante satisfeito com a parceria. “Queremos, cada vez mais, ver essa geração usando a criatividade para inovar”, pontuou. A Supervisora de Recursos Humanos da Hyundai, Priscila Cruz, concordou: “foi um aprendizado mútuo e esperamos que seja um programa que continue”. Já o Supervisor de TI Digital e Inovação da montadora, Breno Andrade, que apoiou os estudantes durante o estágio, se surpreendeu com os resultados. “Vocês quatro brilharam muito e o resultado superou nossas expectativas”, afirmou.



Apresentações

A estudante de Engenharia Civil no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Julia Estrela, abriu a rodada de apresentações. Segundo ela, desde que participou do programa de estágio visita, sempre ficou de olho nas redes e site do Crea-SP e, assim, soube do desafio em primeira mão. “Desejo que esse programa não pare para que meus amigos também possam ter essa oportunidade”, comentou. Durante sua imersão, ela trabalhou para desenvolver uma nova aba para aperfeiçoar o Bluelink, serviço de carro inteligente da Hyundai, visando agilizar o socorro do motorista em caso de acidente. Aproveitando tecnologias já existentes, a nova função permite cadastrar uma ficha com informações detalhadas, como convênio e doenças pré-existentes, disponibilizada quando o carro aciona a emergência.

 

“Essas semanas foram desafiadoras, mas gratificantes, com muito crescimento pessoal e profissional. Foi a minha primeira experiência no mundo corporativo, que é muito tecnológico”, começou a estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Campinas (Unicamp), Laura Prado, a segunda a se apresentar. Ela desenvolveu o aplicativo “Mulheres da Hyundai”, destinado para as colaboradoras da fábrica. “Conversei com muitas mulheres e fui melhorando a ferramenta com base nesses relatos”, contou, explicando as principais funcionalidades, como canal de denúncias, acesso a cursos e suporte psicológico. 



O aluno de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Willian Bueno, também detalhou a sua ideia, que consiste em aplicar a realidade aumentada no sistema de supervisão e gerenciamento da montadora, melhorando o dia a dia e a eficiência dos colaboradores. “É uma tecnologia muito utilizada no entretenimento, mas que tem grande potencial em outras áreas, como nesse tipo de ambiente de trabalho”, explicou.  “Tive a oportunidade de entender como funciona uma fábrica. Esse foi meu primeiro estágio e o fato de ter sido em uma multinacional foi incrível”, complementou.

 

Estudante de Engenharia de Manufatura da Universidade de Campinas (Unicamp), Karen Lobo foi a última a falar de sua experiência. Seu projeto pede que o Bluelink inclua um sistema que alerte o motorista sobre sintomas de fadiga, ajudando na prevenção de acidentes. “É uma proposta que aproxima a Hyundai de seus próprios valores”, defendeu, completando a apresentação com ideias de prospecção e marketing, como parcerias com outros aplicativos e criação de cupons e serviços. “Pude ampliar meu networking e desenvolver as soft e hard skills na prática”, relatou.

 

O desafio

Resultado de uma parceria inédita entre o Crea-SP e a Hyundai, o concurso selecionou as ideias mais inovadoras em três eixos temáticos – ESG, Indústria 4.0 e carros conectados. Mais de 40 estudantes se inscreveram e 12 selecionados participaram, em dezembro, de um Pitch Day, quando suas propostas foram avaliadas considerando critérios de aplicabilidade, inovação, viabilidade, criatividade e impacto, previstos no regulamento. Após essa etapa, foram escolhidos os quatro vencedores, que participaram do estágio na montadora.


ACESSE





 

Compartilhe: