Projetos aperfeiçoados no Desafio Hyundai
Encerrando o Desafio Hyundai/Crea-SP, os quatro estudantes
que participaram do estágio de verão na fábrica da montadora estiveram, nesta
sexta-feira (23/2), no coworking da Nestor Pestana, em São Paulo, para
compartilhar os aprendizados das seis semanas de imersão. Durante o período, os
projetos vencedores foram aperfeiçoados, com a ajuda de especialistas da
empresa, e a apresentação foi o momento de demonstrar a aplicabilidade dessas
ideias.
“Todas as iniciativas que trazem os engenheiros em
construção para o Crea-SP são importantes”, afirmou a Diretora de Relações
Institucionais do Conselho, Eng. Fabiana Albano. “Vi de onde vocês saíram e
onde chegaram e os projetos evoluíram muito”, comentou o gerente regional do
Conselho em Piracicaba, Eng. Arthur Azevedo Neto, que acompanhou todo o
processo. Ele também convidou os estudantes a participarem do próximo “Por
dentro do Crea-SP”, programa de estágio visita do Conselho, que está com
inscrições abertas até 10 de março.
Representando a Hyundai Motor Brasil, o gerente de ESG e Inovação, Fabio Bonilha, afirmou estar bastante satisfeito com a parceria. “Queremos, cada vez mais, ver essa geração usando a criatividade para inovar”, pontuou. A Supervisora de Recursos Humanos da Hyundai, Priscila Cruz, concordou: “foi um aprendizado mútuo e esperamos que seja um programa que continue”. Já o Supervisor de TI Digital e Inovação da montadora, Breno Andrade, que apoiou os estudantes durante o estágio, se surpreendeu com os resultados. “Vocês quatro brilharam muito e o resultado superou nossas expectativas”, afirmou.
Apresentações
A estudante de Engenharia Civil no Instituto Federal de São
Paulo (IFSP), Julia Estrela, abriu a rodada de apresentações. Segundo ela,
desde que participou do programa de estágio visita, sempre ficou de olho nas
redes e site do Crea-SP e, assim, soube do desafio em primeira mão. “Desejo que
esse programa não pare para que meus amigos também possam ter essa
oportunidade”, comentou. Durante sua imersão, ela trabalhou para desenvolver
uma nova aba para aperfeiçoar o Bluelink, serviço de carro inteligente da Hyundai,
visando agilizar o socorro do motorista em caso de acidente. Aproveitando
tecnologias já existentes, a nova função permite cadastrar uma ficha com
informações detalhadas, como convênio e doenças pré-existentes, disponibilizada
quando o carro aciona a emergência.
“Essas semanas foram desafiadoras, mas gratificantes, com muito crescimento pessoal e profissional. Foi a minha primeira experiência no mundo corporativo, que é muito tecnológico”, começou a estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Campinas (Unicamp), Laura Prado, a segunda a se apresentar. Ela desenvolveu o aplicativo “Mulheres da Hyundai”, destinado para as colaboradoras da fábrica. “Conversei com muitas mulheres e fui melhorando a ferramenta com base nesses relatos”, contou, explicando as principais funcionalidades, como canal de denúncias, acesso a cursos e suporte psicológico.
O aluno de Engenharia de Controle e Automação do Instituto
Federal de São Paulo (IFSP), Willian Bueno, também detalhou a sua ideia, que
consiste em aplicar a realidade aumentada no sistema de supervisão e
gerenciamento da montadora, melhorando o dia a dia e a eficiência dos
colaboradores. “É uma tecnologia muito utilizada no entretenimento, mas que tem
grande potencial em outras áreas, como nesse tipo de ambiente de trabalho”,
explicou. “Tive a oportunidade de entender
como funciona uma fábrica. Esse foi meu primeiro estágio e o fato de ter sido
em uma multinacional foi incrível”, complementou.
Estudante de Engenharia de Manufatura da Universidade de
Campinas (Unicamp), Karen Lobo foi a última a falar de sua experiência. Seu
projeto pede que o Bluelink inclua um sistema que alerte o motorista sobre
sintomas de fadiga, ajudando na prevenção de acidentes. “É uma proposta que
aproxima a Hyundai de seus próprios valores”, defendeu, completando a
apresentação com ideias de prospecção e marketing, como parcerias com outros
aplicativos e criação de cupons e serviços. “Pude ampliar meu networking e desenvolver
as soft e hard skills na prática”, relatou.
O desafio
Resultado de uma parceria inédita entre o Crea-SP e a Hyundai, o concurso selecionou as ideias mais inovadoras em três eixos temáticos – ESG, Indústria 4.0 e carros conectados. Mais de 40 estudantes se inscreveram e 12 selecionados participaram, em dezembro, de um Pitch Day, quando suas propostas foram avaliadas considerando critérios de aplicabilidade, inovação, viabilidade, criatividade e impacto, previstos no regulamento. Após essa etapa, foram escolhidos os quatro vencedores, que participaram do estágio na montadora.