Sessão Plenária tem estágio visita e nova parceria

Sessão Plenária tem estágio visita e nova parceria

    

 

 

O quarto dia do ‘Por Dentro do Crea-SP’, programa de estágio visita, foi de encerramento para os 90 estudantes e recém-formados participantes. Eles preencheram os assentos do mezanino do auditório da Sede Angélica do Crea-SP enquanto acompanhavam a Sessão Plenária 2.108, reunião que, este mês, contou com lançamentos e assinatura de uma parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). 

 

“É com muita alegria que represento todos os meus colegas aqui”, iniciou Gabrielly da Silva Azevedo, aluna do 9º período de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Caraguatatuba. Ela foi escolhida para compor a mesa diretora e compartilhou com os mais de 250 conselheiros e convidados presentes a experiência que viveu. “Foram dias intensos em que todos nós fomos desafiados a ser não só telespectadores, mas a ser agentes ativos do Crea-SP e assim pudemos verificar que, de fato, este é um Conselho que atua em prol de seus profissionais”, afirmou. 

 

“Saíremos daqui muito diferentes, com visão de futuro, instinto empreendedor e com metas para nos tornarmos profissionais do futuro. Acima de tudo, orgulhosos de pertencer a um Conselho que pensa no profissional desde a formação acadêmica”, disse ainda Gabrielly. 

A vivência no plenário pôde ampliar mais os horizontes dos novos profissionais. Afinal, eles viram de perto o papel desempenhado pelos conselheiros e a condução da diretoria em temas importantes para as profissões, como o termo de cooperação assinado com o Sinduscon-SP. A parceria tem como objetivo reduzir o índice de ocorrências infratoras à legislação profissional na construção civil, a fim de sanar, remediar e prevenir riscos e ações emergenciais. 

 

Para isso, ambos, Crea-SP e o Sindicato, atuarão em conjunto na fiscalização orientativa e condução de ações de capacitação e aprimoramento das atividades profissionais. “Trabalhando em conjunto, temos mais chances de promover a devida proteção à sociedade contra danos resultados de condutas ilícitas ou execuções inadequadas de atividades técnicas”, defendeu a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey. 

 

“Iremos atender a diversos objetivos, entre os quais zelar pelo profissional habilitado na execução de obras e serviços. Isso possibilitará inibir a concorrência desleal e, desta forma, evitar prejuízos futuros por conta de erros que poderiam ser evitados”, completou o Eng. Yorki Estefan, presidente do Sinduscon-SP. 

 

Lançamentos e reconhecimento

 

A pauta do dia foi marcada por outras novidades, como o lançamento da 11ª edição da Revista CREA São Paulo, publicação trimestral que traz as principais tendências e assuntos da área tecnológica para o alcance dos profissionais e de quem está na graduação, e de um guia exclusivo para conselheiros, material que reúne orientações sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua e suas atribuições. O relatório de gestão 2023, que será entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU), também foi apresentado em primeira mão aos conselheiros. O documento, que será disponibilizado para o público no Portal da Transparência, reúne a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo do ano passado e introduz uma prévia de um novo desafio, a Jornada ESG do Crea-SP, exemplificada neste vídeo. 

 

Os profissionais foram contemplados ainda em outro lançamento, com as alterações do CreaNet e de uma funcionalidade beta de Acervo Técnico. Eles terão acesso, a partir de hoje (28/03), a uma forma diferente de solicitação da Certidão de Acervo Técnico de Atividade Concluída com Registro de Atestado, sem que seja necessário anexar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) como era feito antes. Por ora, os demais pedidos de certidão permanecem os mesmos.

 

Concluindo o dia, o Crea-SP prestou uma homenagem aos 40 anos da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR), completos no último dia 20/03, com a entrega de uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao Sistema e à área tecnológica. “Assim como a Lígia, que é a primeira mulher presidente do Conselho em 90 anos, eu sou a primeira mulher em 40 anos da AEAAR. Então, obrigada, Lígia, pela sensação de pertencimento para que possamos chegar onde queremos”, disse a Eng. Adriana Duarte Cintra, presidente da associação, que esteve acompanhada do ex-presidente e conselheiro Eng. José Roberto do Prado Jr. 


 


ACESSE

Compartilhe: