Conscientização para todo o ano
O calendário indica o fim de outubro, mas as ações voltadas à conscientização devem estar em pauta o ano todo. No Crea-SP, o mês foi marcado por iniciativas do Comitê Gestor do Programa Mulher, que trataram sobre a saúde feminina e a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Eventos, campanhas internas, vídeos e uma visita ao Hospital de Amor, em Barretos, foram algumas das ações de sensibilização realizadas para o Outubro Rosa.
A coordenadora do Comitê, Eng. Poliana Siqueira, compartilhou a experiência de visitação a uma unidade de saúde voltada à prevenção do câncer. “Resolvemos fazer uma ação de Outubro Rosa em Barretos justamente por ser um hospital com alta tecnologia. Conhecemos todos os setores e percebemos o quanto a Engenharia está envolvida em tudo, desde a parte de construção civil, mecânica, robótica, elétrica, de produção, até a engenharia clínica”, citou.
Além da visita, que rendeu uma série de vídeos produzidos pelo Confea e conta com depoimentos de engenheiras como a vice-presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey – confira aqui -, um debate sobre o papel da Engenharia na saúde esteve na programação. No Senac Barretos, em parceria com o Confea, o Fórum “A Engenharia cuidando de gente” teve como foco a campanha nacional do Outubro Rosa. Para compor a agenda, a Eng. Larissa Javarotti, membro do Programa Mulher em São Paulo e inspetora do Crea-SP, apresentou o Projeto Amigas do Peito, seguida da psicóloga e consultora Melissa Marconi, com a palestra Floresça.
No evento, a coordenadora do Programa Mulher destacou a atuação do Comitê em busca da equidade de gênero e seu papel para valorização da diversidade. A palestra também tratou da visita ao Hospital de Amor. Poliana Siqueira observou como a engenharia pode auxiliar para dar dignidade às pessoas. “Junto aos profissionais da saúde, contribuímos para aumentar a expectativa de vida das pessoas, bem como o direito a um tratamento digno”, disse.
A importância do autoexame
Falar de saúde é delicado, mas necessário. Umas das principais recomendações médicas para a prevenção ao câncer de mama são o autocuidado e a realização de exames de rotina. As mulheres precisam conhecer seus corpos para aprender a identificar possíveis nódulos. E como tratar desse tema tão sensível? Para trazer o assunto à discussão, o Crea-SP organizou uma campanha interna para impactar colaboradores e pessoas que circulam pelo espaço do Conselho.
Placas com mensagens que remetem ao Outubro Rosa, sobre dados de câncer de mama e autoexame, por exemplo, foram espalhadas pela sede da Faria Lima. Ao brincar com a interatividade, já que as pessoas puderam tirar fotos e compartilhar suas dicas e informações em suas próprias redes sociais, o Conselho chama atenção para um assunto sério, que pede atenção e envolvimento de todos.Escutar quem já enfrentou o câncer também pode trazer acalento para quem vivencia o mesmo e conscientização para todas as pessoas. Com o intuito de dar voz a quem foi diagnosticado com câncer, o Crea-SP abriu espaço em suas redes sociais para escutar essas mulheres. Em um relato emocionante, as engenheiras Lígia Marta Mackey e Lara Comar Riva, integrantes do Comitê, compartilharam seus depoimentos sobre o processo de enfrentamento ao câncer e como a recuperação significou um novo recomeço em suas vidas. Assista aqui.