Lideranças políticas prestigiaram Plenária de novembro
Abrindo os trabalhos da sessão plenária do mês de novembro, realizada na quinta, 17, na Sede Angélica, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, recepcionou o ex-ministro de Estado e ex-prefeito de São Paulo Eng. Gilberto Kassab; o vice-governador eleito para o estado de São Paulo, Felício Ramuth; e o deputado estadual Eng. Ricardo Madalena, em um encontro que reafirmou a importância da área tecnológica para a boa gestão das cidades, do Estado e do país.
“A Engenharia está a um passo de se tornar protagonista dos grandes desafios do estado de São Paulo. Estas três personalidades estão aqui hoje porque prestigiam a Engenharia, prestigiam vocês, porque nós estamos em um novo momento do Estado, em que há uma expectativa muito grande, nós temos um governador que é engenheiro, que já provou o quanto a Engenharia pode contribuir à frente do Ministério da Infraestrutura, a gente enxerga sim um novo momento para a nossa classe”, disse o presidente do Crea-SP ao dividir o dispositivo de honra com os convidados ilustres.
Em seu primeiro evento público como vice-governador eleito, Felício parabenizou o presidente do Crea-SP por “esta grande transformação que você está fazendo em todo o Estado, junto com os seus conselheiros, elevando a profissão do engenheiro, mas principalmente com um olhar voltado para as pessoas. A gente vê a preocupação de levar inteligência, inovação e tecnologia para as cidades. Parabéns pela iniciativa e pelo Crea-SP estar hoje tão interessado em ficar próximo das pessoas, das cidades, que é onde as nossas vidas acontecem”.
O deputado Madalena ressaltou “o papel fundamental da Engenharia ter representatividade na Assembleia de São Paulo e no Congresso Nacional”, observando que, “findando este mandato, de 94 deputados, só temos um engenheiro eleito”.
Aos membros do Plenário do Crea-SP, o deputado deixou este recado: “Que tenhamos a consciência de trabalhar mais para elegermos mais profissionais da Engenharia, para que possamos participar diretamente das decisões do Estado e do Brasil”.
O engenheiro Kassab externou sua satisfação em voltar às instalações do Crea-SP. “Esta é a minha casa por excelência, me sinto muito bem aqui. Estive aqui como prefeito na inauguração deste auditório. A história vai passando e vem aquele sentimento de realização. É muito gratificante ver que, com o nosso trabalho, podemos contribuir para melhorar o nosso estado, o nosso país”, disse.
O ex-ministro frisou, ainda, que “em todos os cargos públicos que ocupei, sempre tive a Engenharia como a minha prioridade, é a minha formação, é a minha vocação. A minha família é recordista de engenheiros da Poli, são seis irmãos formados”.
Tecnologia a favor do Plenário
O coordenador da Comissão Permanente de Ética Profissional do Crea-SP, Eng. Agrim. e Eng. Civ. Luis Alberto Grecco (Associação dos Engenheiros Agrimensores da Região de Araraquara), informou aos conselheiros o sucesso da oitiva virtual realizada no último dia 7, em um procedimento realizado de maneira totalmente digital já a partir da convocação dos profissionais envolvidos em processos éticos disciplinares. “As audiências foram gravadas e estão apensadas aos autos, que agora voltam para o relato dos conselheiros ainda esta semana. Pretendemos votar esses processos na nossa última reunião do ano”, frisou.
O engenheiro ressaltou ainda que “esses processos nasceram em 2022 e seguiram um trâmite totalmente digital. O conselheiro vai poder assistir novamente a audiência e tirar suas conclusões. O conselheiro da Câmara que for fazer o relato também. Além disso, o denunciado tem acesso a essa gravação, vai ter acesso ao processo, pode pedir um link, que vai ser disponibilizado, com transparência total, mas também atendendo à questão do sigilo.
O coordenador aproveitou para agradecer o trabalho de todos os envolvidos na modernização desse procedimento. “O sistema está aí, funciona e é o futuro do Crea-SP. Os processos serão cumpridos dentro dos 90 dias previstos na Lei”, disse.
Como resultado da atualização cadastral iniciada em abril último, os conselheiros que compareceram à sessão plenária de novembro receberam seus cartões de identificação, que a partir de agora serão usados sempre para acesso às reuniões realizadas nas sedes do Crea-SP.A vice-presidente Eng. Lígia Marta Mackey foi uma das pessoas que receberam a carteira funcional antes do início dos trabalhos e ressaltou que a medida visa melhorar as formas de identificação do quadro de conselheiros, bem como colaborar para tornar mais ágeis os trabalhos desenvolvidos e facilitar seu acesso às instalações.
Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECI/GCE/SUPCOM