Colegiados do Crea-SP encerram atividades para 2022
Assim como as Câmaras Especializadas vêm realizando seus últimos encontros do ano, os demais colegiados do Crea-SP também estão encerrando suas atividades para 2022 e fazendo um balanço de suas principais realizações.
Para destacar a importância de um seleto grupo de homenageados, o Conselho realizou uma sessão plenária especial na véspera do encontro mensal para reconhecer os serviços prestados e o compromisso com a melhoria contínua do Sistema Confea/Crea.
Na noite de quarta-feira (7/12), na Sede Angélica, o Crea-SP homenageou profissionais e pessoas jurídicas que atuam na área tecnológica e se destacaram por suas ações em prol do aprimoramento e da inovação de suas profissões e no desenvolvimento social e sustentável.
Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, “é o reconhecimento de quem tanto fez e continuará fazendo pela Engenharia, pelo Estado e pelas profissões, algo que vai além das próprias carreiras e impacta a vida de muitas pessoas. Sem os profissionais, o Conselho é apenas uma marca. As Engenharias, Agronomia e Geociências são as protagonistas da melhoria dos serviços para todos os cidadãos por meio da atuação de cada profissional”.
Em nome dos homenageados do Diploma de Mérito, destinado aos profissionais, entidades de classe, instituições de ensino, empresas e personalidades, a Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Fernanda Giannasi, membro da Academia de Ciências do Mundo do Trabalho da Itália (Collegium Ramazzini) e da Academia de Ciências, Artes e Letras da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), cadeira Oswaldo Cruz, disse: “Quantas vezes ouvimos que seria impossível a presença de uma mulher no canteiro de obras e que os homens jamais nos respeitariam. Hoje, nós vemos a prova contrária, e jamais esqueceremos os avanços que nós, mulheres, conquistamos junto ao Crea-SP ao longo das nossas carreiras”.
O Prof. Dr. Eng. Quim. Reinaldo Giudici, representante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), falou em nome dos homenageados com a Menção Honrosa do Crea-SP, destinada às instituições de ensino que contribuíram para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea, para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas. “A Escola Politécnica foi fundada por pioneiros e visionários que viam na Engenharia um caminho para o desenvolvimento do Brasil. Através das atividades de pesquisa, interagimos com a sociedade em busca de soluções para problemas desafiadores”, afirmou.
Familiares e amigos também subiram ao palco para receber as homenagens da inscrição no Livro do Mérito do Crea-SP, honraria que eterniza profissionais já falecidos pelos seus feitos relevantes à sociedade e ao Sistema Confea/Crea. Representando os indicados, o amigo Edmond José Cardoso foi quem falou pelas famílias. “Estou honrado por ser escolhido a falar em nome das famílias e por ter indicado profissionais para receber esta homenagem. Conheci seus familiares e amigos e acredito que este seja um orgulho para eles, que sabem do valor de seus entes queridos. Com esta solenidade, temos a oportunidade de ver como são distintos e reconhecidos por seus pares”, ressaltou.
A Láurea de Reconhecimento, que destaca os serviços prestados por profissionais com registro na autarquia há cinco décadas, contou com o depoimento de um dos homenageados, o Eng. Agr. Alfredo Chaguri Junior. “Caminhamos muito graças à classe de engenheiros. Temos grande participação e fizemos muito por isso. Me enche de orgulho ver profissionais e entidades realizando tantas conquistas, não só técnicas, mas sociais. Estamos em franco progresso e, se temos este grau de avanço e tecnologia, é porque temos um Conselho forte”, reiterou.
Para saber mais sobre o Mérito Paulista e conferir a lista de homenageados, acesse: https://www.creasp.org.br/noticia/merito-paulista/.