25º Prêmio Crea-SP
Foi entre avós, pais e amigos emocionados que os melhores alunos dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências do estado de São Paulo receberam suas homenagens no 25º Prêmio Crea-SP de Formação Profissional. O evento presencial, que celebra a dedicação acadêmica e o compromisso com a área tecnológica ainda durante a graduação, aconteceu na terça-feira (17/1) no Auditório Ruy Barbosa, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no bairro da Consolação, em São Paulo. A edição foi de retomada, pois a premiação precisou ser interrompida nos últimos dois anos por conta da pandemia de covid-19 para não oferecer riscos à saúde de seus principais personagens: os novos engenheiros, agrônomos e geocientistas.
No período, o Conselho seguiu com o reconhecimento aos alunos junto às universidades. As instituições de ensino voltam seus olhares para o desempenho do corpo estudantil para identificar aqueles que mais se destacaram. Na cadeira de alunos por pelo menos cinco anos, os novos profissionais foram escolhidos a dedo: mais de 260 homenageados entre os formandos de 2021.
O Eng. Ftal. Leonardo Siqueira Mendonça foi um deles. Primeiro, ele se formou biólogo, mas inspirado pela esposa, a Eng. Ftal. Ludmila Pereira Conrado, Leonardo ingressou, em 2011, no curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) do campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Não foi fácil. Eu tive mais maturidade para as disciplinas, mas também tive outras responsabilidades”, afirmou. “É um prêmio para a família toda”, complementou a engenheira Ludmila, que estava com os filhos Joaquim, de 9 anos, e Benjamin, ainda bebê.
O sentimento de orgulho também estava evidente entre os pais e a avó da Eng. Prod. Giulia Wiltenburg Cadena, formada pela Escola de Engenharia da Mackenzie. “Muito legal poder voltar aqui depois de ter terminado todo o ciclo da faculdade”, compartilhou Giulia. E a engenharia faz parte do DNA, já que o pai, o Eng. Eletric. Ambrosio Cadena, foi uma das inspirações para a escolha da mais nova engenheira da família.
Falando em filha, outra que estava bastante animada era a Melissa, 3 anos, que chamava pelo pai, o Eng. Civ. Rodolfo Souza Rocha, quando ele foi ao palco. “Estou muito feliz. Com duas filhas pequenas (o engenheiro também é pai da Catarina, que dormia no bebê conforto ao lado da mãe), foi preciso muito esforço para conseguir estudar e cuidar da família”, contou. Atualmente, graças à conclusão do curso nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira, ele trabalha com a esposa, a designer de interiores Giovanna, em um negócio próprio.
Futuro
Com o tema ‘O futuro do país está aqui’, a solenidade destacou a responsabilidade desses novos profissionais com o desenvolvimento do Brasil, do Estado e dos 645 municípios paulistas. “A ideia do Prêmio é retribuir a dedicação deles com esse reconhecimento, mas não só isso, apresentar também as necessidades do mercado”, ressaltou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “Precisamos desses profissionais para a resolução dos problemas que afetam a população. Hoje, a infraestrutura, por exemplo, é uma das áreas que mais protagonizam os noticiários e está nas mãos deles o processo de transformação e evolução, tanto da parte socioeconômica quanto cultural”, completou.
Para Marchese, isso depende da capacitação e proatividade em olhar para essas questões em busca de respostas. Ele reforçou a mensagem ao compartilhar os dados sobre a crescente demanda no mercado da área tecnológica: enquanto o Brasil gera, anualmente, cerca de 24% de engenheiros entre as profissões que passam pela graduação, China, Índia e países da Europa, reconhecidos como potências no setor, formam 40% desses profissionais. “O investimento deve ser feito na base para formar pessoas capacitadas não só tecnicamente, mas também capazes de enfrentar desafios”, comentou o presidente do Conselho.
O diretor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Marcos Massi, concordou. “Temos muito a contribuir com a comunidade brasileira em termos de Engenharia. Mas vocês, enquanto alunos e depois como profissionais formados, precisam ser protagonistas deste movimento e seguir aprendendo fora dos muros da faculdade”, disse.
O Crea-SP já está preparando a 26ª edição para os formados em 2022. Enquanto isso, fique com as fotos do 25º Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, disponibilizadas no Flickr.