Aniversário da primeira união
Pioneira em unir entidades de classe de profissionais da área tecnológica no Estado, a União das Associações de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos da Região Oeste da Grande São Paulo (UNARO) tem muito a comemorar: são 22 anos de uma história em prol da valorização profissional. Fundada em 2001 na sede da Associação Bandeirante de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (ABEAA) de Santana de Parnaíba, a UNARO faz aniversário nesta terça-feira (9/05), e vem ampliando o atendimento aos profissionais da área tecnológica em parceria com o Crea-SP.
A união, que abrange 12 associações representando 19 municípios paulistas, inspirou a criação de outras uniões no Estado. Para o Crea-SP, é por meio dessas colaborações que se amplia o alcance aos profissionais, gerando iniciativas para benefício de quem está na ponta do Sistema Confea/Crea. “As entidades de classe representam mais de 350 mil profissionais da área tecnológica. É através delas que compartilhamos os programas do Conselho, contribuímos para o aperfeiçoamento contínuo e inovação das profissões e desenvolvemos os melhores serviços para o dia a dia do profissional”, afirma o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.
A UNARO, por exemplo, representa aproximadamente 20 mil profissionais das cidades de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. “Nosso objetivo é dar suporte ao profissional para contribuir com o desenvolvimento das profissões e promover um trabalho de integração entre os municípios”, explica o coordenador da união, presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar (AEAC), conselheiro e membro da Câmara de Engenharia Civil do Crea-SP, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. João Batista Missé Júnior.
“As uniões possuem contato direto com os profissionais, conseguindo entender as demandas de cada cidade e levando as necessidades dessas instituições até o Conselho. Ao todo, são 188 associações paulistas. Ou seja, são elas que disseminam as informações do Conselho”, frisa a diretora de Entidades de Classe do Crea-SP e ex-coordenadora da UNABAM, Eng. Civ. Lígia Marta Mackey.
Parceria pela área tecnológica
O Crea-SP realiza diversos projetos em parceria com as uniões das associações do Estado, tais como: o Crea-SP Capacita, oferecendo cursos gratuitos, com aulas on-line e presenciais; o programa Por Dentro do Crea-SP, com estágio-visita para universitários dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências; e o CreaLab Coworkings, que está desenvolvendo uma rede estadual de espaços compartilhados de trabalho. “As associações são o nosso elo para conectar cada vez mais profissionais às atividades do Conselho, em busca do progresso da área tecnológica e da sociedade como um todo”, finaliza Marchese.
Além da UNARO, existem outras 11 uniões pelo Estado:
- UALP – União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista
- UNABAM – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana
- UNABAT – União das Associações de Engenharia e Arquitetura da Bacia do Alto Tietê
- UNACAP – União das Associações de Engenharia e XX da Capital Paulista
- UNACEN – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Centro Norte
- UNACOP – União das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Centro Oeste Paulista
- UNAPP – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Alta Paulista e Pontal do Paranapanema
- UNASETE – Associações dos Engenheiros e Agrônomos das Sete Cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)
- UNASP – União das Associações do Sudoeste Paulista
- UNAVAP – União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte
- UNO – União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Novo Oeste do Estado de São Paulo
Live de aniversário
Para comemorar as duas décadas da União da Zona Oeste, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), com a UNARO e apoio do Crea-SP, realiza, no dia 27 de maio, o Painel UNARO 22 anos. O evento especial terá transmissão on-line, a partir das 9h30, pela TV Crea-SP, canal do Conselho no YouTube.
A programação inclui uma palestra do filósofo e escritor, Prof. Luiz Felipe Pondé, sobre ‘O mundo virtual e suas consequências na vida real, hoje e no futuro’. O tema aborda o cenário de hiperconexão diante do cenário atual em que os brasileiros gastam, em média, nove horas e trinta e dois minutos na internet, conforme levantamento Global Overview Report. O painel terá também a participação do presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, e da conselheira e especialista em Cidades Inteligentes, Eng. Waleska Del Pietro.