Coworking como ferramenta de capacitação e integração

Coworking como ferramenta de capacitação e integração

Para valorizar os colaboradores e apresentar as tendências do mercado de trabalho, o Crea-SP promoveu um workshop em uma edição especial do Capacita (25/07), no espaço coworking inaugurado recentemente na Sede Angélica, cujo tema era justamente a importância do novo ambiente. O espaço de trabalho compartilhado, além de oferecer novas ferramentas tecnológicas, incentiva a capacitação e integração entre os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

O conceito dos coworkings tem crescido exponencialmente, principalmente após a pandemia do Covid-19, onde as empresas precisaram se reinventar para atender às demandas do dia a dia. Essa possibilidade de negócio é uma alternativa para que os profissionais exerçam suas funções fora do escritório comum, permitindo a troca de experiências com outros setores.

Tiago Alves, CEO do Regus & Spaces Brasil, grupo especialista em ambientes de coworking profissional, palestrou a respeito das novas formas de trabalho adotadas pelas corporações e os projetos de escritórios do futuro. “É impossível não perceber as mudanças ao nosso redor nos últimos anos, e as empresas têm se adaptado a elas, entendendo a importância de um uso mais sustentável e econômico dos espaços dentro das firmas e a colaboração coletiva dos trabalhadores de segmentos distintos”, disse.

Além dos benefícios a respeito dos locais, outra utilidade do coworking é viabilizar a capacitação aos colaboradores, fomentando o desenvolvimento profissional e o acompanhamento das transformações do Crea-SP e do mercado de trabalho. “O espaço também passa a ser um equipamento que pode gerar qualificação ao colaborador, quando promovemos iniciativas como esse workshop e outras atividades, levandondo conhecimento e informação aos profissionais da área tecnológica”, enfatizou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, em referência ao lançamento do CreaLab Coworking na capital.

Com o apoio das entidades de classe, o CreaLab da Sede Angélica é o projeto piloto que será replicado em outros 35 municípios paulistas, onde em alguns, já estão com as obras em andamento previstas para serem concluídas em agosto, como é o caso de Adamantina, Bragança Paulista e Piracicaba. O objetivo é ampliar estes ambientes a favor da inovação e trabalho em equipe dos profissionais da área tecnológica, e colaboradores do Conselho, que também podem desfrutar dos espaços.

Eng. Ricardo Klein Schweder, gerente de gestão de pessoas do Conselho, também comentou sobre os impactos positivos que o CreaLab Coworking trouxe para os relacionamentos entre os colaboradores que utilizam o ambiente junto a outros profissionais. “Além de sair da rotina de trabalhar no mesmo lugar, esse espaço possibilita estreitar a relação com pessoas que não são do mesmo setor, o que amplia a integração dentro do próprio Conselho, para buscarmos novas soluções juntos e com mais eficiência”, destacou.

Andreia Arsênio, agente administrativa da Gerência da Superintendência dos Colegiados 1 (GAC-1/SUPCOL), concordou com Ricardo, e complementou que é nítido o avanço do Crea-SP na busca de integrar os colaboradores em seus projetos e na realização de capacitação através de palestras e workshops.


ACESSE

Compartilhe: