Benefícios aos profissionais
Além da regulamentação das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências, o Crea-SP tem buscado oferecer cada vez mais capacitação e programas para o desenvolvimento dos profissionais da área tecnológica. Uma das formas de viabilizar essas ações é por meio da anuidade, que, mais do que legitimar o exercício da profissão, também proporciona benefícios para os profissionais que estão em dia. As vantagens variam de descontos, ou gratuidade em cursos, ao acesso a convênios para assistência médica e mais.
Para que os registrados usufruam disso, o Conselho vem facilitando também as formas de pagamento da anuidade por meio de programas de valorização, como é o caso do Anuidade Zero. O programa faz parte do Clube de Vantagens, um aplicativo – disponível para aparelhos Android e iOs – que oferece cupons de descontos em mais de 25 mil marcas de todo o País. A plataforma ativa um serviço de cashback, ou seja, de devolução de parte do valor das compras, que, quando acumulado, pode ser utilizado para abater e até zerar a anuidade.
Confira abaixo outras vantagens:
Emissão de ART e CAT
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o documento obrigatório para as obras e serviços prestados. O conjunto das ARTs, por sua vez, compõe a propriedade intelectual do profissional, gerando um acervo dos trabalhos já desenvolvidos. Esse Acervo Técnico, como é chamado, atesta os direitos autorais da área tecnológica, que são comprovados pela Certidão de Acervo Técnico (CAT). Fora o registro de autoria, a CAT assegura também o direito de participação das empresas ou profissional como pessoa jurídica em processos licitatórios.
Acesso às normas e cursos da ABNT
Ser registrado no Conselho também garante a visualização digital às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), via CreaNet, e descontos de 50% em cursos. Confira no site da parceria a programação completa de capacitação e informações sobre os benefícios.
Mais capacitação
Os profissionais registrados têm descontos exclusivos em cursos de curta duração à pós-graduação, por meio de parcerias com instituições renomadas, e workshops gratuitos do Crea-SP Capacita. As palestras são transmitidas ao vivo pela TV Crea-SP e a inscrição e participação garante certificado. Os workshops são realizados semanalmente, basta acompanhar a programação no site e nas redes do Conselho.
Planos de saúde, convênios previdenciários ou dinheiro extra
Com a Mútua-SP, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, os registrados têm acesso a assistência médica, recursos para aquisição de equipamentos, empréstimo e
muito mais. Para ter acesso aos benefícios, é preciso que o profissional se associe à Mútua. Confira mais informações no site.
Fiscalização em defesa dos profissionais
A anuidade é revertida ainda em atividades pela defesa do exercício profissional. Por meio da fiscalização, o Crea-SP afasta leigos das atividades técnicas, refletindo diretamente na valorização de profissionais habilitados no mercado de trabalho, e atua pela garantia do salário-mínimo profissional. Ao identificar concursos públicos em que os valores previstos na Lei Federal 4.950-A/1966 não estão sendo respeitados, o Conselho busca, pelos meios judiciais, restabelecer o cumprimento da legislação. Já foram 30 judicializações este ano em reivindicação de editais em desconformidade com o piso salarial da área tecnológica.
Direito de voto
Os profissionais registrados que estão em situação regular e com os dados cadastrais atualizados, também podem participar da votação do Sistema Confea/Crea e Mútua. A próxima eleição, que irá definir os futuros representantes da área tecnológica para o mandato de 2024-2026, elege os presidentes dos Conselhos regionais e federal. O pleito será no dia 17 de novembro em formato on-line pelo site, ainda inativo, votaconfea.com.br. A plataforma deverá iniciar sua funcionalidade no prazo das eleições.
Produzido pela CDI Comunicação