Estágio visita, mais uma vez, impulsiona conhecimento
Com olhos brilhando, perguntas a todo momento, celulares e cadernos em prontidão. Um novo grupo de estudantes iniciou mais uma jornada de conhecimento na área tecnológica no estágio visita ‘Por dentro do Crea-SP’. O programa, que promove uma imersão nas atividades do Conselho, iniciou sua quarta edição na segunda-feira (18/09), com 90 participantes, entre universitários e recém-formados nos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências. No segundo dia de programação, os futuros profissionais foram levados até à cidade de Bragança Paulista, na terça-feira (19/09), para vivenciar as ações de fiscalização no município.
Com o apoio da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina (AEAARB), gerentes e chefes de unidades do Crea-SP da região, a nova etapa iniciou repleta de atividades dinâmicas. Divididos em dois grupos, os participantes se alternaram entre palestras no novo coworking, situado na sede da entidade de classe, e o acompanhamento em ações fiscalizatórias.
As aulas foram sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certidão de Acervo Técnico (CAT) e a importância dos documentos para o exercício legal das profissões, além de destacar também os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e a obrigatoriedade do cumprimento do salário-mínimo profissional. “Estou prestes a me formar e foi enriquecedor ter mais conhecimento sobre toda a documentação que precisamos para trabalhar e quais são os nossos direitos”, contou a estudante Ana Correia, 24 anos, que cursa Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Rio Claro.
A interatividade dos alunos foi elogiada pelos palestrantes. “É incrível como eles demonstram interesse nas demandas do Conselho, e gratificante para nós perceber que estamos contribuindo”, comentou o gestor de fiscalização e chefe da Unidade do Crea-SP de Ribeirão Preto, Eng. Ftal. Jairo Júnior.
“Vimos que a iniciativa proporciona o conhecimento sobre a profissão, mas, também, o papel do Crea-SP e das associações, entendendo a complementaridade entre as instituições em prol dos profissionais”, avaliou o presidente da AEAARB, Eng. Mec. Marcelo Perrone.
Em campo
Já com capacetes do Conselho, os estudantes e recém-formados foram aplicar o aprendizado em visita a duas fábricas no município em operações de fiscalização em uma indústria multinacional de ferramentas de precisão e em uma empresa produtora de sementes, flores e hortaliças. “Eles conheceram todo o processo, exatamente como se fiscaliza, quais profissionais as empresas precisam, e qual o registro e modalidade adequados para cada setor, para estar em conformidade com o Crea-SP”, explicou o gestor e chefe de Equipe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) do Crea-SP de Bragança Paulista, Eng. Amb. Guilherme Fiorellini.
Os estudantes compararam a compreensão antes e depois da experiência. “Ainda não tive todo esse contato na faculdade, então tinha algumas dúvidas, que foram esclarecidas no programa. Foi uma experiência agregadora”, afirmou a estudante Alessandra Cananda de Oliveira, 27 anos, que cursa Engenharia Civil na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).
Para Aloísio Rocha da Silva Neto, 26 anos, também do curso de Engenharia Civil, mas da Unesp de Ilha Solteira, o estágio mudou sua percepção sobre a autarquia. “É motivador saber que temos uma instituição que está buscando melhorias para nossa classe, e, ao mesmo tempo, garantindo que a engenharia seja exercida com qualidade. Espero que outros alunos participem para ter o mesmo entendimento que tive”, concluiu.
Produzido pela CDI Comunicação